A Casa da Póvoa

Com vista para o rio Douro e para a Barragem do Carrapatelo, a Casa da Póvoa mantém a presença da casa rural, solar típico do Douro Litoral do séc. XVI/XVII recentemente recuperado para receber turistas entusiastas pelo turismo rural. O granito, alcantaria, o reboco e a cal, são os materiais elementares da arquitectura desta casa.

Existem referências à Quinta da Póvoa desde o século XIV, estando na mesma família desde então. Gil Dias Pereira, Senhor da Quinta da Póvoa, aí instituiu, no seu testamento de 15 de Maio de 1598, a Capela da Senhora do Desterro, ordenando a construção da mesma, e criando um óbito de 12 missas anuais perpétuas, ao qual vinculou a própria Quinta.

No mesmo local foi construída a actual Casa da Póvoa, por Caetano Pereira Bravo de Vasconcelos Osório, capitão-mor do extinto concelho de Sanfins do Douro, descendente de Gil Dias Pereira e 6º avô do actual proprietário. Na fachada frontal da casa, colocou o seu brasão de armas sobre a porta da Capela, de acordo com a carta de Brasão de Armas, concedida a 7 de Fevereiro de 1778.

 

A casa em exclusivo para si:salavisitas1_768

  • 5 Quartos
  • 4 WC
  • 1 Sala de Jantar e 3 salas de estar
  • Cozinha totalmente equipada
  • Jardim com 5.000 m2
  • Piscina com 10x5m
  • Relvado onde pode jogar futebol

Descrição da Casa da Póvoa

Como a maior parte destas casas, esta conserva dois pisos:

No piso térreo, a casa mantém todas as características iniciais tais como a capela, lagares, adegas e celeiros.

No piso superior tem a Sala de Entrada, mais duas Salas contíguas e ligadas (com fogão de sala) e uma Sala de Jantar com mesa para 10 pessoas (com fogão de sala). A cozinha primitiva foi transformada em Sala Comum, mantendo a lareira típica e em funcionamento.

A cozinha, munida de todos os equipamentos domésticos, nomeadamente fogão, frigorífico, máquinas de lavar loiça e roupa e micro-ondas. Anexo à cozinha existe um pequeno quarto de apoio, também utilizável para pessoal doméstico.

A Sala Comum, com cerca de 50m2, está equipada com meios audiovisuais (televisão Flat TV, vídeo, audio e wi-fi) e mesa de refeições, onde poderão ser servidos os pequenos almoços.

Ainda neste piso, estão situados os 5 Quartos duplos. Um dos quartos duplos tem casa de banho privativa. Para além da referida casa de banho privativa, tem mais 3 casas de banho.

A casa possui um jardim, com o adequado equipamento para refeições e uma piscina com 10x5m. É, também, possível tomar banhos no rio, bem como efectuar passeios na propriedade.

A Casa da Póvoa fica a 10 minutos da zona da Pala (Cinfães) onde é possível praticar desportos náuticos ou a 15 minutos do Rio Paiva, local onde pode fazer rafting e a cerca de 30 minutos de distância do campo de Golf de Amarante.